top of page

HAIGA NA ESCOLA

 

A professora Aparecida Fátima da Cruz, que atua no Colégio Estadual Diamante D'Oeste (PR), dentro do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, publicou nos CADERNOS PDE, Volume I, 2009 - O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, o artigo "Tradição e Inovação no Paraná - Uma abordagem teórica-prática sobre poesia e natureza".

 

No artigo que foi orientado pelo professor Antonio Donizeti da Cruz, a professora apresenta "os resultados de uma pesquisa que teve como propósito sensibilizar os alunos na leitura e fruição de poemas, tendo em vista o despertar para a poesia, especialmente – o haicai (poema de origem japonesa, constituído de três versos, tradicionalmente composto por cinco, sete e cinco sílabas, derivado do renga – série de poemas encadeados – ou variação do tanka, poema nipônico de trinta e uma sílabas), pois essa forma poética tende a despertar nos leitores a percepção, concentração, reflexão mediante a expressão escrita. O estudo consiste em informações culturais sobre o Japão, reflexões sobre a arte oriental, bem como sobre poetas japoneses como Bashô, que viveu no século XVII e que influenciou poetas no Japão e no Ocidente. Os haicais e haigas ajudam no processo de aprendizagem porque apresentam uma construção textual simples, provocando uma reflexão em seus apreciadores: como intuição, meditação, autoconhecimento, comunicação e o gosto estético. Enfatiza-se a relevância da poesia (haicais e haigas), tendo em vista despertar no aluno o interesse pela abordagem teórica (pesquisa) e também em relação à prática (produção de haigas, utilizando-se a técnica da fotografia)."

 

A professora, no seu artigo, publicou, em oito páginas, alguns dos meus trabalhos e, com os quais promoveu um despertar nos seus alunos sobre a relevância da poesia, em especial nos haikais e nos haigas (poesia com fotografia), trabalhos que desenvolvo no Paraná desde 2005.

 

 

 

 

Clique nas capas dos trabalhos para abrir em PDF.

 

Haigas de

Rogério Viana,

clique aqui.

No Volume II dos CADERNOS PDE (2009) - O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, o artigo "Tradição e Inovação no Paraná - Uma abordagem teórica-prática sobre poesia e natureza", Produção Didático-Pedagógica, a professora Aparecida Fátima da Cruz, trabalhou com o objeto público de intervenção com alunos do 1o. e 2o. anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Diamante D'Oeste (PR).

 

O tema da intervenção foi "O haicai na literatura paraense" e o título foi "Tradição e inovação do haicai no Paraná: uma abordagem teórico-prática sobre poesia e natureza".

 

Foi focalizado na parte teórica e prática da atividade, os meus haigas, minhas fotografias e os haicais que produzo.

 

Para conhecer o importante artigo que a professora publicou, basta clicar na capa dos trabalhos (acima) que eles se abrirão em formato PDF.

 

 

 

 

 

Os professores

 

Aparecida Fátima da Cruz 

 

Professora do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE – 2009/2010, com atuação no Colégio Estadual “Diamante D‟Oeste”, NRE de Toledo. Especialização em “Processo do Ensino - Aprendizagem da Literatura Luso-Brasileira” e “Língua Portuguesa: Teoria & Prática”. Graduação em Letras-Português.

 

Antonio Donizeti da Cruz

 

Orientador e Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorado em Letras – Literatura Brasileira pela UFRGS e pós-doutorado pela PUC-Rio; ministra aulas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Linguagem e Sociedade (Campus de Cascavel) e na Graduação (Letras – Campus de Marechal Cândido Rondon).

bottom of page